As adenoides, chamadas de carne esponjosa no nariz (localizado no alto da boca – por trás do nariz e céu da boca), e existem em todas as pessoas. Só podem ser vistas através de um espelho especial usado pelos otorrinolaringologistas. As vezes os raios X podem ser usados para se ver mais claramente as adenoides.
Dra. Ana Laura Alvarenga Brandão Wanna a otorrinolaringologista da Clinica Instituto Wanna cita que quando o nariz está congestionado, respirar através dele pode ser um desafio, devido a isso muitos procuram a cirurgia de adenoide para resolver o problema.
As adenóides são importantes para crianças pois possuem anticorpos para ajudar o organismo a combater infecções. Costumam ficar menores em torno da idade de 5 ou 6 anos e praticamente desaparecer até a adolescência.
Quando as adenoides inflamam causando um aumento, seja por infecções bacterianas ou virais, é chamada adenoidite, podendo ser doloroso e dificultar a respiração.
A inflamação das Adenoides (Adenoidite) pode ocorrer em crianças e adultos: adenoide infantil e adenoides em adultos
O que é a adenoidectomia?
É a retirada cirúrgica das adenoides.
Os sintomas da Adenoidite em crianças são:
Sintomas de Adenoidite (Inflamação das Adenoides) pode variar dependendo do que está causando a infecção, mas podem incluir:
- Garganta inflamada, dor de garganta
- Nariz entupido
- rinorreia purulenta (secreção com pus)
- Glândulas inchadas e doloridas no pescoço
- Dor de ouvido e outros problemas relacionados ao ouvido
Qual o tratamento para a adenoidite (“adenoide”)?
Geralmente, a adenoidite é tratada por meio de antibióticos. No entanto, se ela for muito frequente e se os antibióticos não estiverem resolvendo ou, ainda, se houve problemas respiratórios mais sérios, é aconselhável proceder-se à cirurgia para remover as adenoides (adenoidectomia).
Como é feita a adenoidectomia?
A adenoidectomia é uma cirurgia bem simples e deve ser realizada por um otorrinolaringologista (médico especialista em doenças do ouvido, nariz e garganta). As adenoides são removidas através da boca e não é necessário fazer nenhuma incisão adicional.
Qual anestesia é usada para a retirada das adenoides
É feita com anestesia geral.
Tempo de recuperação
A maioria dos pacientes pode ter alta logo após a recuperação do procedimento (quatro ou cinco horas após a cirurgia).
Pós operatório
Depois do procedimento cirúrgico, pode ainda haver uma febre baixa por algum tempo, dores de garganta ou de ouvido por alguns dias, o ato de engolir pode ser desconfortável e a respiração pela boca e ronco podem continuar enquanto a garganta estiver inchada (10 a 14 dias).
Como podemos prevenir a adenoidite (“adenoide”)?
Não existe método de prevenção para adenoidite, mas a lavagem dos seios nasais com soro fisiológico pode aliviar ou prevenir alguns sintomas.
end faq
{accordionfaq faqid=accordion2 faqclass=”hotsneaksfaq defaulticon headerbackground headerborder contentbackground contentborder round5″ active=item1}
Quando o nariz está congestionado, respirar através dele pode ser um desafio. Outros sintomas da adenoidite relacionados com a congestão nasal incluem:
- Respiração pela boca (podendo dormir com a boca aberta, ocorrendo ronco e baba)
- Falando com um som nasalado
- Dificuldade em dormir
- Ronco ou apnéia do sono (uma condição em que você parar de respirar por um curto período de tempo durante o sono)
Pode tambem sofrer de rinites, sinusites, faringites e rouquidão em virtude da respiração bucal. Mantida durante muito tempo, a adenoidite pode ainda causar alteração do crescimento e de certos padrões anatômicos da criança, determinando, por exemplo, má oclusão dentária, palato ogival e outras anomalias faciais.
A Cirurgia da Adenoide (adenoidectomia) nunca deve ser decidida sem pensar sobre o assunto. Certifique-se que todas as suas dúvidas respondidas antes de tomar uma decisão
Add comment