Você já parou para analisar a sua respiração? Será que você respira apenas por uma narina? Isso pode ser um sinal de desvio de septo, um problema que acontece quando a deformidade do septo nasal
O que muda é que, em alguns casos, o comprometimento da respiração pode ser imperceptível, enquanto nos outros, pode prejudicar a qualidade de vida do paciente. Nessas situações mais graves, caso os medicamentos não façam mais efeito e a obstrução do ar seja muito grande, é indicada a cirurgia.
Geralmente, a orientação é de que o paciente opere o desvio de septo no fim da adolescência, quando o septo nasal já cresceu por completo.
No entanto, caso a criança tenha o problema e respire pela boca, ela pode acabar prejudicando seu desenvolvimento da face e do tórax e, por isso, quando não há outra alternativa, a cirurgia pode ser feita. Porém, como explicou o médico, quando corrigido na infância, o desvio pode voltar com o tempo.
Se corrigido após a adolescência, o desvio só volta caso o paciente sofra um trauma após a cirurgia ou se, durante a cicatrização, a cartilagem for “puxada” para um dos lados, voltando a entupir o nariz. Por isso, é importante que o médico fixe a cartilagem novamente no osso no fim da operação.
Muitas pessoas acabam utilizando descongestionantes nasais para desobstruir a passagem do ar e é preciso tomar muito cuidado com o excesso. Esses medicamentos, que têm seu efeito de 2 a 8 horas, podem levar a pessoa a criar uma espécie de “vício”. Além disso, o uso excessivo desses remédios pode irritar a mucosa e afetar a pressão sanguínea e até mesmo os batimentos cardíacos.
Em alguns casos, a dificuldade para respirar pode ser ainda maior porque geralmente, quem tem desvio de septo acaba tendo problemas também por causa dos cornetos nasais, estruturas ricas em vasos sanguíneos que incham e murcham o tempo todo.
Isso porque, quando uma narina fica “bloqueada”, o funcionamento desses cornetos é prejudicado e eles ficam inchados o tempo todo, atrapalhando ainda mais a passagem de ar. Por isso, caso o paciente vá fazer a cirurgia do septo, o médico acaba cauterizando ou até mesmo removendo parte do corneto nasal.
Cerca de 80% das pessoas tem um pequeno desvio natural, quase imperceptível, que deixa o nariz desalinhado, além de alterar o padrão de corrente de ar, podendo bloquear o lado estreitado. Em alguns casos, a abertura dos seios paranasais pode ficar bloqueada, facilitando a sinusite, além de deixar a pele do septo do nariz seca e rachada, provocando hemorragias.
Quais os principais sintomas do desvio de septo?
- congestão nasal
- infecções nos seios paranasais
- dor facial
- sangramento nasal
- cefaleia (dores de cabeça)
- predisposição a rinites e sinusites.
- respiração pela boca.
- dificuldades para sentir os cheiros ou sabores
Porque existe o desvio de septo?
As causas do desvio de septo podem ser durante a formação do nariz na gestação, uma lesão nasal durante o parto ou com o avançar da idade, além de traumas e contusões.
O que é o septo nasal?
Septo nasal é a estrutura que divide o nariz em duas narinas, ou seja, é a parede (estrutura firme, porém flexível) que separa o lado esquerdo do lado direito do nariz.
O ideal é que ele localize-se no meio, de forma que os lados do nariz sejam iguais.
O que é septoplastia?
é a cirurgia feita para a correção do septo, deixando o septo da forma mais reta possível.
Qual a idade que pode ser feito a cirurgia de desvio septal?
De preferência, essa cirurgia deve ser feita no final da adolescência, quando o nariz já terminou seu crescimento, mas se o distúrbio causar grande incômodo ou representar um sério transtorno, ela pode ser realizada mesmo na infância, embora, feita nesta fase, o desvio possa retornar.
Como fica a cicatriz da cirurgia de desvio de septo?
Não deixa nenhuma cicatriz externa. Normalmente o cirurgião deixa uns 2 ou 3 pontos dentro do nariz que são absorvíveis (não precisam ser retirados).
Pós Operatório da septoplastia
Não costuma vir acompanhada de dor no pós-operatório.
Qual anestesia é usada para a cirurgia de desvio de septo?
pode ser utilizada a anestesia local ou a anestesia geral.
Qual a duração da cirurgia?
aproximadamente 1 hora