A busca de um corpo perfeito em pouco tempo e sem sacrifícios leva muitas pessoas a recorrerem a cirurgias plásticasO procedimento mais procurado atualmente é a lipoaspiração. Desde que começou a ser feita no Brasil há mais de 30 anos a lipoaspiração tem evoluído bastante e a cada dia ganha mais adeptos. 

São muitos os artistas que sonham em ter o corpo que tinham quando jovens é são os que mais buscam esse procedimento. E lembrando que não é só exclusividade de mulheres não, o universo masculino tanto artistas como anônimos buscam na lipoaspiração o corpo esculturalMas embora o resultado seja rápido e satisfatório, todo os cuidados devem ser tomados já que se trata de uma cirurgia.

É indicado para pessoas que já estão no seu peso ideal ou no peso sugerido, ou próximo e que tenha aquela gordurinha que não sai com emagrecimento, dietas e exercícios físicos, a pele do paciente deve ser firme, visto que a lipoaspiração não retira pele e a sobra de pele após a cirurgia dependerá da capacidade de retração da pele.

 A lipoaspiração é uma cirurgia com pequenas incisões, muitas pessoas acham que é muito simples e segura, porém, não pode ser banalizada em momento algum. É um procedimento cirúrgico relativamente simples e muito seguro desde que você a faça em um local apropriado, no centro cirúrgico, em um hospital com anestesista em conjunto com o ato cirúrgico. 

Também conhecida como lipoescultura, a lipoaspiração remodela áreas específicas do corpo que possuem gorduras localizadas, retirando e aplicando em outra região que precise, melhorando os contornos do corpo e a proporção.

Apesar de boa saúde e da prática de exercício físico, algumas pessoas podem, ainda, ter um corpo com contornos desproporcionais devido a depósitos de gordura localizada. Estas áreas podem ocorrer devido a características genéticas, à falta de controle do peso ou de atividade física. A lipoaspiração pode ser usada para tratar acúmulos de gordura em várias partes do corpo, incluindo coxas, braços, pescoço, cintura, costas, parte medial do joelho, peito, bochechas, queixo, pernas e tornozelos. 

Na lipoaspiração a técnica mais utilizada é a tumescente, onde cirurgião plástico previamente faz uma infiltração com solução contendo anestésicos e vaso constritores que facilitam a remoção da gordura diminuindo o sangamento e a dor no pós operatório, após esse procedimento são feitas pequenas incisões em locais estratégicamente escondidos e é inserida uma cânula de lipoaspiração fina na camada de gordura abaixo da pele, é feito movimentos de vai e vem, soltando e separando a gordura na região. A sucção é feita com um aspirador cirúrgico conectado no lado oposto da cânula, a fim de remover a gordura. Após o procedimento os cortes são fechados com sutura, os cortes são bem pequenos que cicatrizam sem pontos.

Na lipoaspiração são utilizadas cânulas de várias espessuras, pois cada pessoa precisa de uma determinada espessura, quanto menor e mais fina a cânula utilizada, menor a cicatriz, melhor a recuperação e resultado mais natural.

A gordura retirada na lipoaspiração é aquela localizada externamente, existem gorduras que só saem com acadêmia, existem gorduras que só saem com emagrecimentos, e aquelas mais resistentes que geralmente se formam nos flancos e nos culotes, estas só saem com o auxilio da lipoaspiração, são as chamadas gorduras de depósitos, são aquelas que vão se formando ao longo dos anos.

Cada vez mais homens e mulheres buscam a lipoaspiração para tratamento de obesidade, mas este procedimento não é de emagrecimento, a lipoaspiração é indicado para retirada de gordura localizada não para redução de excesso de peso, o principal objetivo da lipoaspiração e da lipoescultura é a modelagem do corpo. O limite máximo para retirada de gordura de um paciente é de 5 á 7% do peso do paciente, pois junto com a gordura é retirado sangue e nutrientes do organismo, mais do que esse volume pode causar sérios danos ao paciente.

Na lipoescultura pode-se retirar a gordura do abdomen (ou de outro local) e injetar nos glúteos(ou em outro local), muitas vezes a gordura não é descartada, ela é utilizada para preencher ou modelar alguma parte do corpo que seja necessária. A grande vantagem de reutilizar a própria gordura do corpo é que não ocorre a rejeiçãoA gordura reaproveitada não some com o tempo. O que pode ocorrer é se perder até 50% da gordura aplicada, porém, 50% fica integrada no corpo pelo resto da vida.

A lipoaspiração pode ser feita em todo lugar onde houver gordura em excesso, no rosto, nos braços, pescoço, abdomen, no joelho, pernas, panturrilha, glúteo e outros.

O resultado da lipoaspiração ou lipoescultura é altamente satisfatório tanto para o médico quanto para a paciente, , lembrando que o resultado é de acordo com o biotipo da pessoa.

A mini-lipo, lipo-light, lipinho são termos super perigosos, pois induzem os pacientes a acharem que é um procedimento simples e banal, e que pode ser feito em qualquer lugar, lembrando sempre que a lipoaspiração é uma cirurgia e deve ser feita com cirurgião plástico.

A lipoaspiração é contra-indicada para pacientes que possuem problemas clínicos, cardiovasculares, alergia a determinados medicamentos, tromboses de repetição.

O maior risco em uma lipoaspiração é a anestesia, pois pode ocorrer choque anafilático a qualquer momento, por isso é essencial que a cirurgia seja feita com um profissional capacitado, anestesistas experientes e competentes e em um hospital bem equipado. O risco de perfurar a paciente é mínimo, se o médico for capacitado, experiente e tomar o cuidado necessário isso não ocorrerá.

Uma cirurgia é como andar em um avião. Se você estiver em um avião novo, no céu aberto, com um piloto experiente, dificilmente você estará correndo risco, mas,  se você estiver em um avião velho, sem estrutura, em um dia de chuva, com um piloto inexperiente, existirá risco.

 

Nomes Comuns: Lipoaspiração, Lipo, Lipoescultura, Lipoplastia
Nome Técnico : Lipoaspiração
Quais tecnicas são usadas: Cânula, o instrumento usado para retirar a gordura. Aparelhos de ultrassom, vibratórios e com laser.
Locais onde é realizado: Teoricamente pode fazer o procedimento em todas as partes, menos em localidades onde pode haver lesão de órgãos ou vasos sanguíneos.
Quando é indicada:  é indicada quando o paciente não consegue eliminar a gordura através de dieta e exercícios
Quando não é recomendada (contraindicações):  Pessoas cardiacas, hipertensas e que estão com o peso muito acima
Exames Prévios: é aconselhável fazer todos os exames que se costuma fazer antes de qualquer operação
Anestesia Pode ser desde a anestesia local, local com sedação, peridural, ou geral.
Quanto tempo dura a cirugia de uma a 5 horas
Tempo de internação Varia de 12 a 24 horas
O procedimento pode ser feito na clinica? Não, deve ser feito no hospital com todos os equipamentos necessários
Procedimento do pós Operatório  Deve-se evitar praticar exercícios físicos pesados, tomar sol, usar cintas comprensiva
Procedimento do Pré Operatório 
Tempo de recuperação 10 dias
Complicações Possíveis Embolia e reações alergicas
Resultado Definitivo em quanto tempo Após 6 meses
Cicatrizes pequenas