lifiting Facial - plastica do rosto - rejuvenescimento facial - Instituto Wanna clinica de cirurgia plástica

Geralmente a partir dos 40 anos podemos ver nitidamente os sinais de envelhecimento em nosso rosto e pescoço, como rugas de expressão, marcas, sulcos, flácidez e sobras de pele formando as famosas papadas e bolsas de gordura, isso geralmente ocorre pois os músculos faciais começam a perder a rigidez e tonificação. 

Esses sinais de envelhecimento podem estar associadas com a quantidade de pele e a qualidade da pele, que pode ter sido danificada pelos efeitos do sol, poluição, força da gravidade, e pela movimentação constante da musculatura facial, deixando rugas no rosto, como as que se localizam na testa, próximas a boca (conhecidas como códigos de barras) e ao redor do olhos (pés de galinhas), deixando assim a pele do rosto com um aspecto cansado e envelhecido, o lifting de face ou ritidoplastia é a cirurgia realizada para atenuar esses problemas. 

A Ritidoplastia também conhecida como plástica da face, Lifting do rosto, rejuvenescimento facial, facelift, ritidectomia, levantamento do rosto é a terceira cirurgia plastica mais popular em todo o mundo.

O tanto de rejuvenescimento que irá se conseguir com a cirurgia é difícil definir, pois irá depender de fatores como: idade cronológica, idade aparente e as condições, quantidade e a qualidade da pele. Podemos assegurar que com a cirurgia da face poderemos amenizar as marcas e rugas deixadas com o passar dos anos, proporcionando assim uma aparência mais saudável e jovial.

No Instituto Wanna localizada em São Paulo, oferecemos o lifting de face, cirurgia plástica de face, de altíssima qualidade para ajudar você a obter o visual desejado, com um aspecto mais natural possível. O lifting facial irá poder ajudar você a reduzir as rugas, sulcos, flacidez, dobras e outros sinais visíveis de envelhecimento que podem ofuscar sua beleza natural. Os resultados da cirurgia plástica de face permitem mudanças impressionantes no semblante, deixando uma aparência descansada e sem deixar transparecer estigmas da cirurgia de lifting de face.

Em nossa clínica é comum a paciente que irá se submeter a um rejuvenescimento facial, considerar também a possibilidade de fazer outras cirurgias ou procedimentos estéticos juntamente com a cirurgia da face. As associações mais comuns com o lifting são: blefaroplastia que é a cirurgia plástica das pálpebras, os peelings químicos que são procurados para melhorar a qualidade da pele e a mentoplastia que é a cirurgia para a correção da papada no queixo.

A idade ideal para o rejuvenescimento facial e é uma idade um pouco mais avançada, acima dos 40 anos, geralmente quando existem alterações importantes na flacidez da pele que não podem ser resolvidas por medidas clínicas e não cirúrgicas.

Em que partes do rosto é feita?

Há quem deseje, por exemplo, corrigir apenas a testa, que com o passar do tempo pode ficar flácida, fazendo assim com que a sobrancelha também fique para baixo. Em caso de excesso de rugas em toda a face, o lifting pode ser aplicado em todo o rosto como por exemplo em:

  • Pálpebras
  • Fronte
  • Pescoço
  • Sobrancelha
  • Bochechas

 Enfim, o rosto todo, podendo até ser feito por partes. Geralmente em casos em que a flacidez esta centralizada somente na fronte ou pescoço, não sendo necessário mexer no rosto todo.

O que é a Ritidoplastia?

A Ritidoplastia também conhecida como Lifiting Facial é uma cirurgia plástica que visa o rejuvenescimento da face.

Em quem pode ser feita o Lifiting da face?

O lifting facial é indicado para mulheres mais maduras que estão insatisfeitas com a flacidez da pele do rosto.

O que a cirurgia de Lifiting do rosto pode fazer?

  • levantar toda essa pele caída do rosto
  • retirar excesso e esticando a pele para diminuir os vincos da face
  • remover as indesejáveis rugas.
  • elevar o canto externo da sobrancelha
  • suspender a região das bochechas
  • esticar a pele do pescoço diminuindo assim as papadas e o duplo queixo
  • reduzir os sulcos ao lado da boca e em torno dos lábios.
  • Eleva as pálpebras;
  • Alonga o nariz;
  • reduz o acúmulo de gordura nas laterais do queixo;

 Enfim, levantamos a pele erguendo o visual da face como um todo, de maneira harmoniosa para deixar a face naturalmente mais jovem, com aparência saudável e descansada.

Como é feito a cirurgia de lifting da face

Geralmente as incisões podem ser feitas na região anterior à orelha e atrás desta, tornando-se quase imperceptíveis. Descola-se a pele do rosto, separando a pele da gordura e músculos, parte da gordura é removida. A pele é esticada retirando todo o excesso. Após isso é colocado a pele na posição e é feito os pontos. Obtendo-se um resultado bem natural. Quando o tratamento estiver concluído, será colocado um pequeno tubo temporariamente sobre a pele (atrás da orelha) para o sangue ou os fluidos serem drenados e não acumularem. Ao mesmo tempo, a sua cabeça ficará preenchida com gaze, para minimizar inflamações.

Quanto tempo dura o procedimento de Ritidoplastia?

entre uma e três horas 

Qual anestesia é usado na cirurgia de Lifting do Rosto?

 A ritidoplastia visa remover o excesso de pele, reposicionando-a juntamente às estruturas da face, revertendo parcialmente o aspecto de envelhecimento. O tratamento pode ser de toda a face ou restrito a determinados segmentos, como por exemplo, região frontal, terço médio ou região cervical (pescoço). Geralmente é utilizado a anestesia local com sedação.

Pré operatório da Ritidoplastia

Você deve estar em boa saúde para fazer a cirurgia. Para isto, deve realizar exames de sangue, urina, raio x de tórax, eletrocardiograma e risco cirúrgico. Se você é fumante, será solicitado que interrompa o fumo, pelo menos, 30 dias antes. Aspirina e alguns anti-inflamatórios também devem ser interrompidos previamente. Não deixe de informar toda a medicação, vitamina, suplemento alimentar ou, até mesmo, drogas recreativas, que faça uso antes da cirurgia, sob o risco de causarem alguma complicação.

Cicatrizes do rejuvenescimento do rosto

 as cicatrizes resultantes destas incisões escondem-se facilmente no contorno da orelha, e depois da cirurgia, são facilmente escondidas pelo cabelo. Se, o pescoço também for trabalhado, as incisões são feitas sob o queixo, em baixo.

Pós Operatório do Lifting da face

  • Deve-se evitar exposição solar por 30 dias no mínimo, sendo importante o uso de bloqueadores solar até 6 meses da cirurgia. 
  • Geralmente não há fortes dores no período pós-operatório, sendo que um simples analgésico resolverá o problema.
  • Em repouso, o paciente deve manter a cabeça ligeiramente elevada.
  • Após 24 horas, deve ficar mais tempo sentado e em pé do que deitado, o que diminui o inchaço.
  • São colocados curativos compressivos por três dias. 
  • Manchas (hematomas) e inchaço (edemas) são comuns, mas desaparecem progressivamente
  • Após a primeira semana é recomendado drenagens linfáticas e uso de cremes que o médico receitará.

Quais os riscos e complicações podem ocorrer no procedimento de ritidoplastia?

Um preparo pré-operatório adequado é fundamental para evitar qualquer complicação. Apesar de muito incomuns, podemos haver: hematoma, deiscência (abertura de pontos), alterações da cicatrização, sofrimento de pele, infecção, lesões de nervos e problemas anestésicos.

Quanto tempo dura o resultado do Lifting da face?

O resultado final poderá ser observado a partir do terceiro mês. O resultado definitivo é alcançado com 6 meses, pois esse é o tempo que leva para a cicatriz amadurecer. 

O Rejuvenescimento da face pode ser feito com outros procedimentos?

 Normalmente, a ritidoplastia é feita em conjunto com outros tratamentos estéticos não invasivos como botox, peelings quimicos e tratamentos a laser, para reduzir as rugas mais profundas. Pode tambem ser associada a outros cirurgias plásticas como a Blefaroplastia que é a cirurgia de pálpebras, a rinoplastia que é a cirurgia de nariz e o Lipo do Mento que é a lipoaspiração da papada. Embora esta cirurgia não consiga parar totalmente o normal processo de envelhecimento, ela pode fazer voce ficar 10 anos mais jovem, aumentando assim a sua auto-estima e ajudá-la a reconquistar a confiança em si mesma.

end faq

Lembre-se / Dicas

 Atualmente existem vários tratamentos estéticos para se obter um rejuvenescimento facial sem cirúrgia. Geralmente são utilizados em pessoas que possuem pequeno grau de flácidez e rugas. O Instituto Wanna é especializado em tratamentos estéticos que visam a melhora da pele, como peelings, aplicação da toxina botulínica, preenchimentos e outros. Faça uma avaliação com nosso cirurgião plastico para saber qual o procedimento será mais indicado para você.