otoplastia consiste em uma cirurgia para corrigir as deformidades da orelha, de origem genética, traumática ou por doenças e é normalmente indicada para aproximar a orelha da cabeça, corrigindo, assim, a forma e o desenho.

A deformidade mais procurada na otoplastia é a correção de orelhas proeminentes, também chamadas de orelha de abano ou orelha em abdução, e redução de orelhas grandes. Normalmente é realizada em crianças com idades entre quatro e quatorze anos.

Em adultos a Otoplastia também pode ser feita, geralmente sem riscos adicionais, independente da idade.   

Nas orelhas de abano, a borda lateral da orelha fica muito distanciada da cabeça, destacando-se na face. Essa alteração é de origem genética e pode causar constrangimento, principalmente em crianças em idade escolares, que passam a ser alvo de apelidos e brincadeiras. 

  A otoplastia modela as orelhas, restaura as curvas anatômicas e harmoniza a estética facial, as vezes o paciente tem expectativas de uma grande transformação e acaba desconsiderando as limitações de seu próprio corpo e da ciência.

 Logo após a otoplastia, a orelha já se encontra praticamente com o formato final, porém há edema e equimose (inchaço e roxidão) que regridem em até 21 dias já a cicatriz leva 6 meses para amadurecer. 

Como é feito a cirurgia?

 As incisões para otoplastia são geralmente feitas atrás da orelha. Quando incisões são necessárias na parte da frente da orelha, as mesmas são feitas nas suas dobras para escondê-las.

 Lobuloplastia ou reconstrução do lóbulo

 

A Lobuloplastia ou reconstrução do lóbulo  é a cirurgia indicada nas orelhas que se tornaram mais flácidas e maiores, e ou com lóbulos rasgados, comuns sobretudo devido ao uso de brincos pesados, ou pelo uso de alargadores ou percing na orelha o procedimento é simples e feito sob cirurgia local.  Lembrando que uma vez alargada, ou rasgada a orelha não voltará ao estado natural a não ser que seja efetuada uma cirurgia plástica.

Furos pequenos pode ser fechados utilizando uma pequena suturação, os maiores requerem uma cirurgia mais elaborada. Vai depender do estrago feito na orelha.

O que é a Otoplastia?

otoplastia é uma cirurgia estética que visa a correção estética das orelhas, dando um aspecto mais natural e harmônico. A orelha é constituída internamente por cartilagens, que possui um relevo muito particular, que varia de pessoa para pessoa.

Em quem pode ser feita a Otoplastia?

  • A Otoplastia pode ser feita em pessoas que possuem:
  • orelhas de abano;
  • orelhas muito pequenas (microtia);
  • orelhas grandes;
  • ausência do pavilhão auricular (anotia);
  • falta de cartilagem;
  • Lóbulos rasgados;

 Qual a  idade recomendada a cirurgia da orelha?

 A idade ideal para realizar a Otoplastia é na pré escola, em torno de 5 a 6 anos, pois é quando a orelha já esta formada e possui o tamanho praticamente de uma orelha de um adulto.

Em quem é contraindicado a cirurgia de Otoplastia?

 Gestantes não poderão realizar essa cirurgia.

Porque ocorre a orelha de abano?

 Este afastamento normalmente ocorre por fatores genéticos.

Qual o benefícios da cirurgia?

 Apesar apenas do efeito estético, é muito indicado a operação o mais rápido possível para evitar o bullying e constrangimento de apelidos na escola, que em casos extremos afetam o convívio social da criança. 

Quanto tempo dura o procedimento?

 cirurgia de Otoplastia para correção de orelha de abano pode durar de 60 a 90 minutos.

Qual anestesia é usado na cirurgia?

 Utiliza-se anestesia local para cirurgia de correção da "orelha de abano", com anestesia local, local com sedação leve, ou geral de acordo com o tamanho da cirurgia, as condições clínicas ou psicológicas e a idade do paciente.

Pré operatório da Cirurgia na Orelha

 É importante estar em boas condições de saúde para fazer a cirurgia. 

Cicatrizes

 cicatriz é imperceptível e fica escondida atrás da orelha. A otoplastia proporciona resultados naturais e se é feita na idade escolar evita traumas pisicológicos. Não há necessidade de internação

Pós Operatório

  •  Deve-se evitar traumas na orelha e evitar certas posições  durante o sono.
  • O uso de faixa é recomentada durante alguns dias e serve para proteger e manter a orelha em sua nova posição.
  • No primeiro mês devem ser evitados os exercícios físicos mais intensos
  • A incisão não deverá ser molhada durante alguns dias.
  • Ao dormir, procurar manter a cabeça elevada.
  • A faixa e os curativos deverão ser usados, conforme orientações médicas.
  • Comparecer a todas as consultas do pós-operatório, para que a equipe possa avaliar os resultados.
  • Seguir corretamente a prescrição médica.
  • As atividades normais (sem excessos) poderão ser retomadas dentro de quatro ou cinco dias.
  • A alimentação é livre após o segundo dia. Recomenda-se o consumo de alimentos à base de vitaminas, como frutas, e proteínas, como ovos, leite e carnes.

Os riscos e complicações do procedimento de Otoplastia

 

Lembre-se / Dicas

 

end faq

 

Otoplastia - Cirurgia Plástica para correção de orelhas, Dr. Luiz Anizio participa do Programa Mulheres esclarecendo as maiores dúvidas sobre a operação de orelhas de abano em crianças e adultos.

Dr. Luiz Anizio Wanna, cirurgião plástico do Instituto Wanna esclarece dúvidas sobre a cirurgia de orelha de abano no Programa De Bem Com a Vida da Rede Gospel.

Otoplastia - Saiba mais sobre a cirurgia de orelha de abano