Os homens também podem ser beneficiados com a Cirurgia Plástica, para corrigir problemas que afetam a sua auto-estima. O desenvolvimento excessivo das mamas em homens, causa um aspecto feminino nas mamas o que gera muito constrangimento. É muito comum se deparar com homens que possuem o músculo peitoral flácido, parecendo as vezes seios femininos. O diagnostico é GinecomastiaA Cirurgia Plástica de correção da Ginecomastia devolve a auto-estima do homem, eliminando constrangimentos em vestiários, praias e atividades sociais.

Estudos apontam que cerca de 60% da população masculina adulta venha a apresentar ginecomastia em algum grau, desde a adolescência até a vida adulta. A ginecomastia é resultado de uma alteração hormonal que é muito comum em meninos na fase da puberdade, o peito cresce, fica pontudo, as vezes dolorido mas quase sempre volta ao normal regredindo em alguns anos.

Em adultos as causas do excesso de volume mamários podem ser:

  • Hormonais
  • Genéticas
  • Doenças nos rins ou figado
  • uso de medicamento
  • uso de anabolizantes

Muitos homens fazem uso de anabolizantes na prática de musculação e fisiculturismo, esta é uma das causas da ginecomastia pois, possui em sua fórmula testosterona e quando essa substancia entra em nosso organismo na dose errada pode causar além da ginecomastia, pode causar cancêr de próstata, cancêr de mama, infarto, derrame, colesterol alto entre outros.

Apesar de ser muito relacionado com o uso de anabolizantes a ginecomastia não tem uma causa identificável, é simplesmente um desequlibrio dos hormônios na produção de estrogênio e progesterona que causar um desenvolvimento a ginecomastia.

A solução para a Ginecomastia em adultos é a cirurgia plástica. é um procedimento cirúrgico de curta duração, rápida recuperação e com ótimos resultados estéticos.

É um procedimento bem simples. O médico introduz 2 cânulas nas mamas e remove as glândulas mamárias inflamadas. Se tiver gordura é retirada tambem.

O volume maior nas mamas do homem pode ser:

  • Ginecomastia - que é o aumento do tecido glândular da mama
  • Pseudo-ginecomastia - É o aumento da mama devido ao acumulo de gordura localizada.

Meninos adolescentes podem fazer ginecomastia?

A cirurgia de ginecomastia é recomendada em adolescentes quando existe um grande desconforto social, levando o menino até mesmo a depressão.

Recomendações pré-cirurgica da ginecomastia

  • Como em toda cirurgia é importante que o paciente esteja em boas condições de saúde.
  • é realizada uma avaliação fisica completa
  • exames laboratóriais
  • informe seu médico sobre os remédios que usa
  • não faça uso de nenhum antiacoagulantes antes da cirurgia
  • não faça uso de bebidas alcoólicas e cigarro

Anestesia da Ginecomastia

 é utilizada anestesia local e sedação.

Na ginecomastia mais grave é utilizada a anestesia geral. 

Como é feita a cirurgia de ginecomastia

Através de uma incisão na margem da aréola retira-se o excesso de glândula mamária. A cicatriz costuma ficar escondida na aréola.

Nos casos mais graves de Ginecomastia masculina, que é aquelas onde existe flacidez de pele associada ao aumento das glândulas mamárias e gordura localizada. Será necessário a retirada da pele excedente e das glândulas mamária, finalizando com uma lipoaspiração para a retirada da gordura localizada. Em casos de flacidez a cicatriz é um pouco maior.

Na chamada pseudo-ginecomastia é realizado somente uma pequena lipo, utilizando pequenas cânulas para a retirada da gordura localizada. Na pseudo-ginecomastia a cicatriz é muito pequena.

 O uso da lipoaspiração na cirurgia de ginecomastia é importante para a melhora do resultado estético, evitando assim desníveis no local que foi retirada as glândulas, deixando a região mais plana.

Tempo de Duração e Internação

O tempo de duração da cirurgia e da internação de ginecomastia vai depender do procedimento que será usado. Podendo ser informado pelo seu médico na consulta.Cicatrizes da

Complicações e Riscos na cirurgia de ginecomastia

As complicações são raras devido ao preparo realizado no pré-operatório e os cuidados oferecidos durante e após a cirurgia.

Pós operatório da cirurgia de Ginecomastia

  • Nos primeiros dias, as mamas ficam inchadas e pode ocorrer ou não insensibilidade temporária.
  • Deve-se evitar a exposição solar neste período.
  • O uso de malha compressiva torácica pode ser recomendado para acelerar a recuperação cirúrgica.