As adenoides, chamadas de carne esponjosa no nariz (localizado no alto da boca - por trás do nariz e céu da boca), e existem em todas as pessoas. Só podem ser vistas através de um espelho especial usado pelos otorrinolaringologistas. As vezes os raios X podem ser usados para se ver mais claramente as adenoides.

Dra. Ana Laura Alvarenga Brandão Wanna a otorrinolaringologista da Clinica Instituto Wanna cita que quando o nariz está congestionado, respirar através dele pode ser um desafio, devido a isso muitos procuram a cirurgia de adenoide para resolver o problema.


As adenóides são importantes para crianças pois possuem anticorpos para ajudar o organismo a combater infecções. Costumam ficar menores em torno da idade de 5 ou 6 anos e praticamente desaparecer até a adolescência.

Quando as adenoides inflamam causando um aumento, seja por infecções bacterianas ou virais,  é chamada adenoidite, podendo ser doloroso e dificultar a respiração.

inflamação das Adenoides (Adenoidite) pode ocorrer em crianças e adultos: adenoide infantil e adenoides em adultos

O que é a adenoidectomia?

É a retirada cirúrgica das adenoides.

 Os sintomas da Adenoidite em crianças são:

Sintomas de Adenoidite (Inflamação das Adenoides) pode variar dependendo do que está causando a infecção, mas podem incluir:

  • Garganta inflamada, dor de garganta
  • Nariz entupido
  • rinorreia purulenta (secreção com pus)
  • Glândulas inchadas e doloridas no pescoço
  • Dor de ouvido e outros problemas relacionados ao ouvido

Qual o tratamento para a adenoidite (“adenoide”)?

Geralmente, a adenoidite é tratada por meio de antibióticos. No entanto, se ela for muito frequente e se os antibióticos não estiverem resolvendo ou, ainda, se houve problemas respiratórios mais sérios, é aconselhável proceder-se à cirurgia para remover as adenoides (adenoidectomia).

Como é feita a adenoidectomia?

A adenoidectomia é uma cirurgia bem simples e deve ser realizada por um otorrinolaringologista (médico especialista em doenças do ouvido, nariz e garganta). As adenoides são removidas através da boca e não é necessário fazer nenhuma incisão adicional.

Qual anestesia é usada para a retirada das adenoides

É feita com anestesia geral.

Tempo de recuperação

A maioria dos pacientes pode ter alta logo após a recuperação do procedimento (quatro ou cinco horas após a cirurgia).

Pós operatório

Depois do procedimento cirúrgico, pode ainda haver uma febre baixa por algum tempo, dores de garganta ou de ouvido por alguns dias, o ato de engolir pode ser desconfortável e a respiração pela boca e ronco podem continuar enquanto a garganta estiver inchada (10 a 14 dias).

Como podemos prevenir a adenoidite (“adenoide”)?

Não existe método de prevenção para adenoidite, mas a lavagem dos seios nasais com soro fisiológico pode aliviar ou prevenir alguns sintomas.

end faq

 Quando o nariz está congestionado, respirar através dele pode ser um desafio. Outros sintomas da adenoidite relacionados com a congestão nasal incluem:

  • Respiração pela boca (podendo dormir com a boca aberta, ocorrendo ronco e baba)
  • Falando com um som nasalado
  • Dificuldade em dormir
  • Ronco ou apnéia do sono (uma condição em que você parar de respirar por um curto período de tempo durante o sono)

Pode tambem sofrer de rinites, sinusites, faringites e rouquidão em virtude da respiração bucal. Mantida durante muito tempo, a adenoidite pode ainda causar alteração do crescimento e de certos padrões anatômicos da criança, determinando, por exemplo, má oclusão dentária, palato ogival e outras anomalias faciais. 

Cirurgia da Adenoide (adenoidectomia) nunca deve ser decidida sem pensar sobre o assunto. Certifique-se que todas as suas dúvidas respondidas antes de tomar uma decisão