Para quem possui a língua presa e deseja saber mais sobre o problema, alertamos que nem todos os casos são direcionados á cirurgia, é preciso inicialmente um diagnóstico completo médico experiente para que seja avaliada a situação.

Em geral as pessoas que passam pela cirurgia são aquelas em que a Frenectomia Lingual afeta a fala.

 

Ela se forma no bebê em torno do 3º mês de gestação, essa membrana em um determinado tempo começa a se soltar para liberar a língua, podendo assim ir para a direita, esquerda pra cima e pra fora da boca.

Em casos mais severos, os movimentos da língua ficam restritos a tal ponto que podem prejudicar a amamentação e, posteriormente, o desenvolvimento da fala.

O que é a Frenectomia Lingual?

A frenectomia é uma pequena cirurgia no freio da língua

Em que partes da boca é feita a cirurgia?

O problema da língua presa é causado pelo frênulo, que é uma membrana que prende a lingua no chão da boca.

O lugar certo do frênulo da língua é no meio da língua e no meio do chão da boca. Se o frênulo estiver muito na frente (na ponta da língua) ou curto demais o jeito de pronunciar as palavras fica alterado.

Em quem pode ser feita a Frenectomia?

É possível identificar o problema logo após o nascimento da criança e o tratamento já pode ser iniciado, apenas o profissional dirá se é necessário o bebê passar pela cirurgia, pois ele pode encontrar obstáculos no ato de sugar o leite materno

Qual a  idade recomendada a cirurgia?

Não existe uma idade certa para se realizar a cirurgia, pode ser feita em bebês recém nascidos ou em adultos.

Em quem é contraindicado a cirurgia de Frenectomia Lingual?

 

Porque ocorre?

A mal formação do frênulo pode ser hereditário. 

Qual o benefícios da cirurgia?

A frenectomia é eficiente para melhorar a mobilidade e a postura da língua, assim como suas funções, incluindo a produção da fala.

Como é feito a cirurgia?

O tratamento em si, quando necessário, consiste em um procedimento cirúrgico para a remoção do freio e liberação dos movimentos da língua. A cirurgia é simples: faz-se um leve picote no freio para, literalmente, soltar a língua do paciente. O procedimento cirúrgico se dá por meio da utilização do bisturi, raio laser ou gás. O paciente não sente dor nem no início e nem pós-operatório. Os pontos são retirados após sete dias e a recuperação é bem rápida.

Quanto tempo dura o procedimento?

A cirurgia de frenectomia lingual dura em torno de 30minutos

Qual anestesia é usado na cirurgia?

Anestesia local

Pré operatório da Frenectomia

 

Cicatrizes

 

Pós Operatório

O pós-operatório pode ser um pouco incômodo e a alimentação deve ser mais pastosa e gelada. 

Os riscos e complicações do procedimento de Frenectomia Lingual

 

Lembre-se / Dicas

 Algumas pessoas não têm a língua presa, mas mesmo assim emitem os sons de alguns fonemas semelhante a quem tem, isso pode ser corrigido com o auxílio de um Fonoaudiólogo.