O que é a sinusite?

A sinusite é uma inflamação que ataca as cavidades do nariz e se desenvolve nos ossos da face, obstruindo as cavidades da região, impedindo, desta forma, a completa circulação do ar. Pode ser causadas por bactérias, vírus ou fungos.

Uma vez que o nariz pode ficar entupido com o resfriado comum, a pessoa pode confundir uma simples congestão nasal com sinusite. Porém o resfriado geralmente dura de 7 a 14 dias e desaparece sem tratamento.  Já a sinusite aguda dura mais e geralmente causa mais sintomas do que um simples resfriado.

 

O tratamento adequado para a sinusite deve ser realizado precocemente evitando assim a ocorrência de complicações e a evolução para sinusite crônica. 

Quais os tipos de sinusite? 

  • infecciosa
  • alérgica
  • traumática
  • crônica.

Tratamento da Sinusite

Geralmente se trata a sinusite com analgésicos para a melhora da respiração e a desobstrução das vias respiratórias, podendo ser indicado antibióticos, anti-alérgicos ou antifúngicos . Em casos mais extremos, o médicos otorrinolaringologista pode indicar a cirurgia corretiva para o tratamento da sinusite.

É importante sempre:

Beber bastante líquido;
Lavar o nariz com soro fisiológico, várias vezes ao dia;
Evitar ar condicionado que ressecam as mucosas;
Evitar ambientes empoeirados, com muita umidade, mofo e sem sol, assim como carpetes, tapetes, livros, cortinas, bichos de pelúcia, ventiladores sujos e fumaça de cigarro.

Um bom vapor é sempre bem vindo

como prevenir a sinusite

Embora não se possa prevenir completamente a sinusite, podemos ao menos diminuir a frequencia e a gravidade da sinusite para se evitar que a sinusite aguda se transforme em uma sinuisite crônica.  As pessoas que possuem tendência a ter sinusite (principalmente as alérgicas) devem evitar o máximo lugares poluídos e cigarros. 

Em casos de suspeitas de sinusites alérgicas é importante procurar um médico para identificar quais fatores podem estar causando a sunisite a fim de tomar todas as medidas necessárias para o tratamento.

Causas da sinusite

A inflamação dos seios paranasais pode ocorrer devido:

  • Gripes ou resfriados
  • Pólipos nasais
  • Desvio do septo nasal
  • Infecção fúngica, viral ou bacteriana
  • Alergia respiratória
  • Poluição excessiva

Geralmente os sintomas de sinusite nos bebês são tosse, febre alta, secreção nasal e inchaço nos olhos, normalmente estes sintomas surgem depois de uma gripe ou resfriado que aparentemente está melhorando, mas que depois piora.

O diagnósticos da sinusite devem ser feita pelo médico especialista em sinusites, o otorrinolaringologista, que irá observar os sinais e sintomas da doença, podendo pedir alguns exames como:

  • Endoscopia nasal
  • Raio-x da face
  • Ressonância magnética 
  • Tomografia computadorizada

Vale ressaltar que a sinusite tem cura, mas o tratamento deve ser realizado com responsabilidade para fazer com que a doença seja, enfim, vencida. A sinusite não se cura sozinha e para chegar à cura da sinusite recomenda-se um bom tratamento ou até mesmo uma cirurgia da sinusite.

Cirurgia da sinusite (sinusectomia)

Para pacientes que possuem uma alteração na face que favorece a sinusite ou para aqueles que já fizeram tratamentos com antibioticos e antiflamatórios que não surtem mais efeitos contra a sinusite, existe uma alternativa. A cirurgia da sinusite também conhecida como sinusectomia.

Qual a duração da cirurgia?

O procedimento geralmente dura entre uma e quatro horas

Quando o paciente tem alta da cirurgia de sinusite?

O paciente volta para casa no dia seguinte

Como é feita a cirurgia de sinusite?

Geralmente, a cirurgia é feita com auxílio de um endoscópio,  que consiste em alargar os espaços da cavidade nasal

Anestesia da cirurgia de sinusite?

Apesar de ser feita com anestesia geral

Como é a cicatriz da cirurgia de sinusite?

Na cirurgia de sinusite não existe cortes nem cicatrizes externas

Recuperação da cirurgia para sinusite

A recuperação da cirurgia para sinusite é relativamente rápida mas um pouco dolorosa. Nos primeiros dias recomenda-se não tocar no nariz, só lavar o rosto com água fria e tomar todos os medicamentos receitados pelo médico na hora certa.

Pode haver pequenos sangramentos e é normal que o rosto fique um pouco inchado. Dor de cabeça, pressão nos ouvidos e sensação de peso na face também ocorrem nos primeiros dias 3 a 4 dias e podem ser tratados com a toma de analgésicos receitados pelo médico.

A alimentação deve ser pastosa e fria, não se pode tomar nada quente na 1ª semana e é preciso fazer as lavagens nasais diariamente ou de acordo com as orientações do médico. A partir do 8º dia o indivíduo poderá voltar às suas atividades normais e a atividade física pode ocorrer após 1 mês.

end faq

 

Existem 2 tipos de sinusites. A sinusite aguda e a sinusite crônica