Para quem possui a língua presa e deseja saber mais sobre o problema, alertamos que nem todos os casos são direcionados á cirurgia, é preciso inicialmente um diagnóstico completo médico experiente para que seja avaliada a situação.
Em geral as pessoas que passam pela cirurgia são aquelas em que a Frenectomia Lingual afeta a fala.
Ela se forma no bebê em torno do 3º mês de gestação, essa membrana em um determinado tempo começa a se soltar para liberar a língua, podendo assim ir para a direita, esquerda pra cima e pra fora da boca.
Em casos mais severos, os movimentos da língua ficam restritos a tal ponto que podem prejudicar a amamentação e, posteriormente, o desenvolvimento da fala.
O que é a Frenectomia Lingual?
A frenectomia é uma pequena cirurgia no freio da língua
Em que partes da boca é feita a cirurgia?
O problema da língua presa é causado pelo frênulo, que é uma membrana que prende a lingua no chão da boca.
O lugar certo do frênulo da língua é no meio da língua e no meio do chão da boca. Se o frênulo estiver muito na frente (na ponta da língua) ou curto demais o jeito de pronunciar as palavras fica alterado.
Em quem pode ser feita a Frenectomia?
É possível identificar o problema logo após o nascimento da criança e o tratamento já pode ser iniciado, apenas o profissional dirá se é necessário o bebê passar pela cirurgia, pois ele pode encontrar obstáculos no ato de sugar o leite materno
Qual a idade recomendada a cirurgia?
Não existe uma idade certa para se realizar a cirurgia, pode ser feita em bebês recém nascidos ou em adultos.
Em quem é contraindicado a cirurgia de Frenectomia Lingual?
Porque ocorre?
A mal formação do frênulo pode ser hereditário.
Qual o benefícios da cirurgia?
A frenectomia é eficiente para melhorar a mobilidade e a postura da língua, assim como suas funções, incluindo a produção da fala.
Como é feito a cirurgia?
O tratamento em si, quando necessário, consiste em um procedimento cirúrgico para a remoção do freio e liberação dos movimentos da língua. A cirurgia é simples: faz-se um leve picote no freio para, literalmente, soltar a língua do paciente. O procedimento cirúrgico se dá por meio da utilização do bisturi, raio laser ou gás. O paciente não sente dor nem no início e nem pós-operatório. Os pontos são retirados após sete dias e a recuperação é bem rápida.
Quanto tempo dura o procedimento?
A cirurgia de frenectomia lingual dura em torno de 30minutos
Qual anestesia é usado na cirurgia?
Anestesia local
Pré operatório da Frenectomia
Cicatrizes
Pós Operatório
O pós-operatório pode ser um pouco incômodo e a alimentação deve ser mais pastosa e gelada.
Os riscos e complicações do procedimento de Frenectomia Lingual
Lembre-se / Dicas
Algumas pessoas não têm a língua presa, mas mesmo assim emitem os sons de alguns fonemas semelhante a quem tem, isso pode ser corrigido com o auxílio de um Fonoaudiólogo.