Qual o tipo de anestesia utilizada? 

Se possível, anestesia local com sedação. No entanto, em caso de procedimentos mais extensos ou cirurgias combinadas, a anestesia é geral

Quais as combinações de cirurgias mais realizadas? Qual o critério de escolha das combinações?

A combinação mais realizada é a de Mama + Abdominoplastia + Lipoaspiração. Outras combinações bastante comuns são as de Face + Abdômen e Face + Mama. O critério de avaliação das combinações possíveis é feito a partir de uma combinação de fatores, como resultados de exames pré-operatórios e faixa etária. O objetivo é otimizar o tempo de maneira a realizar o maior número de procedimentos necessários no mesmo tempo cirúrgico, desde que não haja riscos para o paciente. 

Há restrições quanto à idade para plásticas corporais?

Depende de uma avaliação cautelosa de cada paciente. A combinação de Mama + Abdominoplastia + Lipoaspiração por exemplo, pode ser feita até em pacientes na faixa dos 60 anos, caso haja condições adequadas de saúde. Em caso de pacientes menores de 18 anos, procedimentos como Lipoaspiração e Mama serão feitos apenas mediante indicação.

Quais as inseguranças mais comuns dos pacientes? Como costuma amenizá-las?

Geralmente, inseguranças com relação às possíveis complicações da Lipoaspiração e com relação à anestesia. A melhor maneira de atenuar as inseguranças é com muita informação. A Dra. Fabiana se dispõe a tirar todas as dúvidas e não hesita em fornecer seus contatos telefônicos.

Como saber qual o tipo de Abdominoplastia é o mais adequado?

Depende do tipo de abdômen do paciente. Existem 4 tipos de abdominoplastia, e o procedimento mais adequado vai depender da idade do paciente, se é um ex-obeso ou não, se a mulher teve filhos, entre outros fatores determinantes na avaliação médica. 

Quais são as áreas do corpo mais procuradas para Lipoaspiração?

Dorso (flancos) e abdômen.

Quais as recomendações de pré-operatório?

Caso seja tabagista, o paciente deve parar de fumar pelo menos 30 dias antes da cirurgia. Medicações como antidepressivos, Ácido Acetil Salicílico (AAS), anfetaminas e alguns fitoterápicos devem ser suspensos 15 dias antes.

Quais as recomendações gerais de pós-operatório?

O paciente deve repousar em casa por aproximadamente 1 semana. Exceção para os procedimentos de mama e pequenas lipoaspirações, onde em apenas 3 dias, o paciente já pode voltar a trabalhar. Em caso de procedimentos muito extensos, esse tempo de recuperação pode se estender para 15 a 30 dias. Além disso, o paciente deve utilizar cinta ou sutiã (de acordo com o procedimento) durante o primeiro mês que segue a cirurgia.

A drenagem linfática também faz parte do pós-operatório?

A drenagem linfática é bastante eficaz no processo de recuperação, fazendo com que os edemas pós cirurgia diminuam mais rapidamente do que sem drenagem. Não é obrigatória, mas é um excelente coadjuvante.

Quantas revisões costumam ser feitas após a cirurgia?

Geralmente, o paciente é acompanhado nos três meses que seguem o procedimento. No primeiro mês, as consultas são semanais. No segundo, de 15 em 15 dias ou uma vez apenas, dependendo do procedimento. No terceiro e último mês, apenas uma consulta para alta.

end faq