Instituto Wanna

Perguntas Frequentes – Ritidoplastia

O rosto é nosso cartão de visita, devido a isso os efeitos do envelhecimento nos causa tanto incomodo. Para resolver esse problema temos a ritidoplastia ou lifiting facial que é um procedimento cirúrgico que consiste melhorar significamente os efeitos do envelhecimento no rosto. A cirurgia permite levantar toda essa pele caída, retirando o excesso e esticando a pele de forma a diminuir os vincos e melhorar o visual sem as indesejáveis rugas.

Respondemos abaixo algumas das dúvidas mais decorrentes sobre a cirurgia plástica de rejuvenescimento facial.


Quantos anos vou rejuvenescer com o Lifting Facial?

Não é possível calcular quanto anos a paciente vai rejuvesnecer com a ritidoplastia. Geralmente quando a idade avança uma das primeiras coisas que acontecem é a flacidez da pele e surgimento de rugas. O lifiting facial visa colocar a pele no lugar, deixando assim a face com um aspecto mais jovem.

Qual a melhor idade para se submeter a um rejuvenescimento facial?

À partir dos 40 anos é uma boa idade para procurar uma avaliação sobre uma possível cirurgia plástica de rejuvenescimento facial, mas em uma grande parte dos casos ela só estará indicada à partir dos 45 anos ou mais. 

Como ficarão as cicatrizes?

A cirurgia plástica da face tende a melhorar o aspecto da flacidez, rugas e sulcos do rosto. Existem sim cicatrizes, porém são pequenas e geralmente ficam em locais estratégicos para aparecerem o mínimo possível. As cicatrizes serão permanentes, mas com o passar do tempo se tornam cada vez menos visíveis. Em alguns casos chegam a quase desaparecer, dependendo do processo de cicatrização de cada paciente.

Não é incomum a ocorrência de coceiras, ardor ou insensibilidade sobre as cicatrizes. Felizmente estes sintomas são temporários e tendem a desaparecer com o tempo.

O tamanho final da cicatriz irá variar de acordo com a extensão das áreas tratadas.

Se quisermos tratar a região da testa, existirá um corte maior por dentro do cabelo, para que seja possível o tratamento da musculatura desta região. Para o tratamento do rosto, será necessária uma incisão acompanhando o contorno anterior da orelha, Já para tratar o pescoço, além desta incisão serão necessária outra incisões embaixo do queixo e atrás da orelha. Portanto, quanto maior a área tratada, maior será a cicatriz. 

Existe rejuvenescimento facial sem cirurgia?

Atualmente existem vários procedimentos não cirúrgicos que visam um deixar a pele mais jovem. Entre em contato com o Instituto Wanna para marcar uma avaliação para saber qual o método mais indicado para você. 

Por quanto tempo persiste o resultado do Lifting Facial?

O processo de envelhecimento continua existindo mesmo após a cirurgia da face, mas, o envelhecimento começa a acontecer após o rejuvenescimento.

Há risco nesta operação?

Os riscos do lifiting facial são os mesmos de qualquer cirurgia, podendo ocorrer hematoma, cicatriz hipertrófica ou quelóide, infecção e raramente necrose.

As fotografias pré e pós-operatórlas são importantes?

Evidentemente; a única maneira de se avaliar o resultado obtido pelo lifting da face é a comparação entre as fotografias pré e pós-operatórias, realizadas sob condições fotográficas idênticas nesses 2 períodos. Elas valem como documento.

Que tipo de anestesia é utilizada para a operação?

Tanto a anestesia geral quanto a local com sedação são utilizadas. Dependendo do seu caso, tomaremos a liberdade de sugerir-lhe a mais conveniente. O resultado final será o mesmo.

Quanto tempo demora o ato cirúrgico?

Depende muito da cirurgia (se incluirá pálpebras, fronte, pescoço) e da técnica usada. Pode demorar de 2 horas a até 6 horas. Sendo um procedimento cirúrgico, o tempo absoluto deixa de ter importância, pois, certos casos demandam maior desgaste de tempo em certas fases da cirurgia. O que importa é o resultado obtido e não o tempo de cirurgia.

Qual o tempo de internação?

Doze horas para as cirurgias realizadas sob anestesia local e sedação. Vinte e quatro horas para aquelas realizadas sob anestesia geral.

São utilizados curativos?

Sim. Geralmente são utilizados curativos tipo “capacete”. O grande curativo é retirado em torno das primeiras 24 horas, podendo ficar apenas um curativo leve sobre as cicatrizes residuais, após esse período.

Os olhos ficam tampados no pós-operatório do Lifting Facial?

Em geral não. Apenas recomendamos a aplicação de compressa de algodão embebido em água fria sobre os olhos, ou conduta similar, que podem ser removidas conforme o paciente o deseje. Isto diminui a intensidade do edema (inchaço) pós-operatório sobre os olhos.

Há dor, no pós-operatório?

Muito raramente. A evolução das cirurgias estéticas é geralmente indolor. Ocasionalmente um ou outro caso poderão apresentar discreta dor, que poderá ser perfeitamente sedada com analgésicos comum. Como no lifting facial há descolamento da pele, é comum uma insensibilidade transitória devido à lesão de nervos cutâneos. A sensibilidade costuma retornar gradativamente.

Quando são retirados os pontos?

A maioria dos pontos das pálpebras é removida após 72 horas. Os remanescentes (face, pescoço, couro cabeludo), entre 5 e 15 dias.

Quando poderá ser utilizada maquilagem?

Para as pálpebras, 3 dias após a retirada dos pontos. Na face, em torno do 10° dia.

Quando poderão ser lavados e penteados os cabelos?

Entre o segundo e o sétimo dia pós-operatório poderão ser lavados e penteados os cabelos (com certo cuidado). Para secá-los utiliza-se secador manual com ar discretamente aquecido. As tinturas somente deverão ser utilizadas após a 3ª semana.

O “corte de cabelo” preparatório para a cirurgia é muito extenso? poderá ser disfarçado no pós-operatório?

Os cabelos são cortados somente naquelas áreas onde se planeja localizar as cicatrizes. No pós-operatório imediato, este inconveniente poderá ser perfeitamente disfarçado, com penteado adequado.

O resultado da cirurgia de rejuvenescimento da face compensa?

Cada caso é analisado individualmente, durante a 1ª consulta. Algumas pacientes procuram, com esta cirurgia, ficar “mais bonitas”. Este não é o objetivo fundamental da cirurgia; seu objetivo primordial é o rejuvenescimento. Nessa ocasião, deveremos esclarecer sobre todos os detalhes aqui relatados, bem como aqueles eventualmente esquecidos. Desde que nos decidamos mutuamente a realizar a cirurgia (médico e paciente) é porque o resultado compensa. Caso contrário, seremos os primeiros a recusar a cirurgia.

Após a cirurgia geralmente ocorrem algumas manchas roxas, resultantes da infiltração do sangue na pele. São devidas ao próprio trauma cirúrgico. Isto, entretanto, não constitui qualquer problema futuro e não é considerado como complicação, mas sim, uma ocorrência normal após a cirurgia, sendo transitória e reversível. Estas manchas ocorrem principalmente na região da face anterior e posterior à orelha. O clareamento destas manchas se inicia após 48 horas, sendo que após 14 dias a grande maioria delas já desapareceu.

end faq

{accordionfaq faqid=accordion3 faqclass=”lightnessfaq defaulticon headerbackground headerborder contentbackground contentborder round5″ active=item1}