Rinoplastia a plástica do Nariz
O nariz mesmo sendo um pequeno “detalhe” do rosto é um dos mais importantes da estética facial, devido estar bem no meio da face qualquer alteração ou deformidade sendo genética ou pós traumática é vista muito rapidamente.
A prática da rinoplastia é bem antiga, acredita que no final do seculo 19 já se faziam plasticas do nariz. Com o tempo houve uma grande evolução, porém há 50 anos atrás alguns cirurgiões ainda só se importavam com a estética do nariz, e deixavam pra trás a funcionalidade do nariz, deixando muitas vezes o nariz tampado prejudicando a respiração e causando uma voz fanhosa no paciente. Atualmente a maior preocupação dos cirurgiões é deixar um nariz bonito que combine com o biotipo da paciente e com uma boa respiração. Para isso é feito um estudo da anatomia do nariz de cada paciente, e com isso é indicado qual o melhor procedimento para melhor equilíbrio e harmonia do nariz. A cirurgia plástica é um dos caminhos para conquistar mais auto-confiança e melhorar sua qualidade de vida.
Por isso é muito importante na hora de decidir pela cirurgia plastica do nariz, ter consciência de que cada pessoa possui característica única, e nem todo formato de nariz irá ficar bom, o cirurgião plástico irá ajudar a decidir pelo melhor procedimento para que o resultado da cirurgia seja o melhor possível.
A cirurgia de nariz é indicada a partir dos 15 / 16 anos, geralmente é a idade em que o desenvolvimento facial do paciente já está concluído.
A rinoplastia é a cirurgia plástica que pode corrigir diversas anormalidades do nariz, tais como:
- projetar melhor a ponta do nariz, corrigindo aquele nariz que tem a ponta muito pra baixo, ou pode ser feito para arrebitar o nariz.
- aumentar o nariz, naqueles casos em que o nariz é muito pequeno em relação ao restante do rosto.
- diminuir o nariz.
- afinar as asas do nariz, geralmente em quem tem o nariz muito largo.
- estreitar a região superior (óssea) quando a mesma é muito larga, retirar o excesso de osso e cartilagem nesta região quando a mesma forma o chamado “calo ósseo”.
- diminuir o tamanho das narinas
- melhorar o famoso nariz batata
- reparação de nariz quebrado
- correção de desvio no nariz, nariz torto
- afinar e deixar o nariz mais empinado
- narinas abertas, narinas dilatadas
Lembrando que todos esses problemas podem ser resolvidos com a rinoplastia (cirurgia no nariz) porém todo procedimento tem uma técnica diferente.
Podendo ser:
- Raspagem no osso;
- Remoção de parte da cartilagem;
- Enxerto de cartilagem;
- Implante de prótese;
- Lixamento do osso;
Técnicas da cirurgia
Existem 2 técnicas para a rinoplastia que pode ser:
- aberta (exorrinoplastias)
Geralmente é feita uma pequena incisão que fica escondida abaixo da ponta do nariz
- fechada (endonasal)
A incisão é realizada na parte interna do nariz.
A plástica do nariz além de ser indicada para correção estética é também indicada para correção funcional, é associada a outras cirurgias corretivas do nariz como:
- Septopastia: Correção do septo nasal
É muito comum associar a cirurgia estética nasal e septoplastia que é a correção do septo nasal essa cirurgia é chamada de rinosseptoplastia.
- Turbinectomia: a retirada da popular carne esponjosa
Anatomia do Nariz:
A pele do nariz é sustentada internamente por estruturas ósseas e cartilaginosas. Na parte superior temos o osso nasal. Na parte média, a cartilagem septal com sua expansão lateral. Na parte inferior, localizam-se as cartilagens alares. Na Rinoplastia é realizada a remodelação das estruturas ósseas e cartilaginosas, através de reduções, mudanças na forma ou aumento de suas estruturas. Com isso podemos corrigir alterações no dorso, na ponta e na largura do nariz. Além da questão estética, a cirurgia pode corrigir também alterações respiratórias. Cada caso é estudado minuciosamente, respeitando-se as características raciais e funcionais de cada pessoa.
Recomendações pré-cirúrgicas:
- É muito importante para um bom resultado da cirurgia plástica seguir todas as orientações de seu cirurgião plástico.
- Será feito uma avaliação física completa e exames laboratoriais.
- É imprescindível você estar com boas condições de saúde para fazer a cirurgia
- não deve fumar para não retardar ou causar danos na cicatrização.
- Sempre informar TODOS os medicamentos que esteja utilizando.
Como é feita a Plástica de nariz
Anestesia
A rinoplastia é feita sob anestesia geral.
Duração da cirurgia
Pode durar de 2 a 3 horas.
Técnica cirurgica
É utilizado instrumentos muito pequenos, para remodelar o nariz, acrescentar ou remover osso, cartilagem e tecido para obter o resultado desejado. É feita as incisões necessárias utilizando tesouras cirúrgicas e uma série de retratores, levantando cuidadosamente a pele da estrutura de cartilagem que está oculta. Pode ser utilizado um raspador cirúrgico fino para suavizar os cavaletes dos ossos nasais. Pode ser usado splints nasais para dar sustentação e estabilizar o nariz, é utilizado fios absorvíveis e micropore sobre a pele.
Como fica a cicatriz na cirurgia plastica de nariz
Toda cirurgia plastica tem cicatriz, porém a rinoplastia deixa uma cicatriz pequena que fica escondida na parte abaixo da ponta do nariz que vai sumindo com o passar do tempo.
No caso da cirurgia ser feita internamente, a cicatriz fica interna também ficando inaparente.
Recomendações pós-cirúrgicas:
- O curativo deve ser mantido pelo tempo determinado pelo seu médico.
- Nos primeiros dias, é comum sentir uma certa dificuldade para respirar devido ao inchaço.
- O uso de soluções nasais pode ser indicado para limpeza e desobstrução do nariz.
- É importante proteger o nariz durante o sono e também de eventuais traumas domésticos.
Add comment