Tratamento da Sudorese com Toxina Botulínica
Um simples abraço ou aperto de mão podem gerar constrangimento para quem sofre de Hiperidrose, ou seja, a produção excessiva de suor. A Hiperidrose atinge principalmente a axila, a palma das mãos e planta dos pés, mas pode atingir também a face, o couro cabeludo e outras regiões do corpo.
A Toxina botulínica pode ser injetada na axila para bloquear temporariamente a sudorese axilar, podendo ser também aplicada nas mãos ou nos pés, sendo seu principal inconveniente a dor na aplicação.
É um tratamento feito no consultório, rápido e com um leve incômodo no local. Em geral, não há nenhuma complicação maior e o paciente pode manter as atividades cotidianas normais, pois não compromete movimentos e nem necessita de repouso.
Quando aplicado na pele, a Toxina Botulínica desliga o nervo da glândula sudorípara. É como se desligasse a luz no interruptor da parede. O nervo fica absolutamente normal e a glândula de suor também, mas não há passagem do estímulo que provoca o suor. Como a Hiperidrose é apenas uma abundância de suor, a Toxina Botulínica é capaz de abolir temporariamente a a sudorese axilar.
A toxina botulinica é aplicada com agulha ponto a ponto, em toda região das mãos e dos pés, e se for o caso, nas axilas. Com o bloqueio da glandula de suor uma suspensão de cerca de 80% da sudorese nos locais onde a toxina é aplicada, sem causar nenhum efeito colateral, uma vez que a pessoa continua suando no restante do corpo.
Antes de definir os pontos que receberão o medicamento, é realizado um teste com tintura de iodo e amido – chamado teste de Minor – que busca identificar as áreas afetadas pelo suor excessivo.
O médico irá determinar e demarcar os pontos nas áreas onde será feita a aplicação da toxina, geralmente distantes em pelo menos um centímetro entre si.
Onde pode ser aplicado a toxina botulínica
- Axilas
- Pés
- Mãos
A aplicação de Toxina botulina não elimina o cheiro pois, é indicado para a paralisação somente da glândula da sudorese e a glândula que causa o cheiro não é a mesma.
Risco do tratamento
Não existe risco de ficar sem transpirar pois, a transpiração é feito em todo corpo, e a aplicação da toxina é em local especifico em que esta havendo a sudorese em excesso, servindo para diminuir aquela hiperatividade da musculatura e da glândula, não impedindo a transpiração de todo o corpo.
A toxina botulínica para tratamento da hiperidrose não deve ser usada em grávidas, em pessoas que apresentem doenças musculares e neurológicas e também em quem está tomando antibiótico tipo aminoglicosídeo.
O efeito da Toxina Botulínica dura em torno de 6 meses.
Como é feito o procedimento aplicação da toxina botulinica para tratar a sudorese axilar
O procedimento é realizado sem internação, no ambiente do consultório médico. O resultado é possível porque as glândulas sudoríparas liberam o suor quando em contato com uma substância chamada Acetilcolina. A Toxina Botulínica impede a liberação dessa substância e consequentemente, a produção do suor é reduzida.
Pode ser usado um tópico anestético para diminuir a dor da aplicação. O efeito da Toxina Botulínica dura em torno de 6 meses.
Após a aplicação, o paciente pode retornar as suas atividades normais no mesmo dia, na maioria dos casos. Este tipo de tratamento não é definitivo, mas reaplicações podem ser feitas.
Converse sempre com seu médico, ele fará uma avaliação individual e detalhada indicando o melhor tratamento.
Contraindicações no tratamento de hiperidrose nas axilas com toxina botulínica
O uso da toxina botulínica é contraindicado, inclusive no tratamento de hiperidrose nas axilas, nos seguintes casos:
- Reação alérgica anterior a um tratamento com toxina botulínica;
● Inflamação de qualquer natureza na área onde a injeção será aplicada;
● Grávidas e mulheres amamentando
Add comment