Instituto Wanna

Gravidez, Amamentação e a Prótese de Mama

Posso amamentar meu bebê tendo implantes de silicone?

Umas das grandes preocupações das mulheres que querem fazer uma mamoplastia de aumento é se podem amamentar depois da colocação de silicone nos seios.

Não existe evidência que próteses bem feitas e bem colocadas, de tamanhos corretos afetam a capacidade de amamentação, se você tiver a tendência a ter leite, você terá com ou sem silicone.

Se houver a ruptura do Silicone, o líquido pode passar para o bebê através do  leite?

Outro medo das mulheres é que haja ruptura do silicone e que o liquido passe para o bebê por meio do leite, isso é impossível de ocorrer, pois a ruptura do implante só irá ocorrer  através de um trauma muito forte, inclusive os silicone utilizados atualmente são feitos de um gel bem grosso que não se espalha.

A prótese de silicone contribui para o aparecimento de estrias e queda das mamas após a gravidez?

Mulheres que possuem prótese de silicone sofrem as mesmas alterações que as que não possuem, ou seja, os seios aumentam de tamanho e peso, durante a gravidez e amamentação e diminui logo após esses processos. Pode ocorrer a ptose da mamas (queda das mamas) pois a pele se distende, deixando um pouco flácida ocorrendo assim a possibilidade de aparecimento de estrias, lembrando que isso ocorre com mamães que não possuem silicones também.

 

Possuo silicone nos seios, quais os cuidados que devo ter após a gravidez?

Os cuidados que as grávidas com silicones devem ter com as mamas, são os mesmos cuidados que devem ter grávidas sem silicones, muita hidratação é super indicada, seja durante toda a gravidez e na amamentação também.

O silicone afeta a qualidade e a quantidade do leite materno?

Esta é uma das maiores preocupações que afetam as futuras mamães que possuem ou querem colocar silicone, o uso de implantes de silicone não atrapalha a futura amamentação pois, não interferem na glândula mamária. A amamentação não será afetada porque o posicionamento habitual da prótese é atrás da glândula mamária ou sob o músculo peitoral não interferindo nos dutos de leite. 

quanto tempo depois de colocar silicone posso engravidar?

Geralmente solicitamos a paciente aguardar 1 ano após a cirurgia para engravidar, para que se tenha uma recuperação tranquila e dê tempo para a total cicatrização. De qualquer forma é sempre muito importante comunicar seu médico do desejo de engravidar após a colocação de silicone.